1. HOME
  2. BLOG
  3. Seguro Viagem internacional é obrigatório? Para quais destinos?
página anterior

Seguro Viagem internacional é obrigatório? Para quais destinos?

Atualizado em 14/10/2019

Publicado em 03/07/2018

Visitar outros países é o sonho de muitas pessoas. Seja para estudar, praticar idiomas, conhecer outras culturas ou viver novas experiências, os brasileiros buscam, cada vez mais, os destinos internacionais.

Para transformar o sonho em realidade, entretanto, é importante conhecer os procedimentos exigidos para a entrada de estrangeiros no país de destino, a exemplo do passaporte e do visto. Um dos itens que pode fazer parte das exigências de destinos internacionais é o Seguro de Viagem. A cada ano, mais e mais países tornam o Seguro de Viagem obrigatório para o ingresso de estrangeiros.

Destinos nos quais o Seguro Viagem é obrigatório

Com a tendência crescente de obrigatoriedade do Seguro Viagem, é imprescindível consultar as exigências do país de destino antes de embarcar. Confira nos próximos tópicos:

América do Sul e América Central

A maioria dos países vizinhos ao Brasil não exige contratação de Seguro Viagem. É o caso, por exemplo, de Argentina, Paraguai e Peru, nações que costumam ser bastante visitadas pelos brasileiros.

Já em Cuba Venezuela e, mais recentemente, no Equador, o Seguro Viagem é obrigatório. Se o destino for Cuba, é preciso contratar um seguro de, no mínimo, 10 mil dólares com cobertura para assistência médica. No caso da Venezuela, a exigência é maior. O valor do seguro contratado deve ser de, no mínimo, 40 mil dólares. Já o Equador não define um valor mínimo de cobertura do Seguro Viagem.

Estados Unidos

Os quatro destinos mais visitados pelos brasileiros no mundo, Orlando, Nova York, Miami e Las Vegas, estão localizados nos Estados Unidos. Para entrar no país americano, a contratação de Seguro Viagem internacional não é obrigatória. Porém, é preciso ressaltar que o custo de tratamentos de saúde nos EUA é bastante elevado. Por isso, a contratação do seguro é recomendável para evitar altas despesas, caso haja a necessidade de assistência médica ou até mesmo a hospitalização durante a viagem.

Europa – Tratado de Schengen

Desde 2012, os brasileiros podem se beneficiar do Tratado de Schengen e conhecer diferentes nações da Europa, com a facilidade de trânsito entre diversos países.

O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países europeus que tem como objetivo promover a livre circulação de turistas entre as nações que fazem parte do acordo. Isso significa que, com apenas um único visto, você pode circular livremente por esses países em um período de três meses.

Entretanto, é preciso ficar atento, pois o acordo tornou o Seguro Viagem internacional obrigatório para visitantes em diversos países como, por exemplo, Espanha, Portugal, França e Itália, entre outros. O valor mínimo exigido é de 30 mil euros para cobrir possíveis despesas médicas e repatriação médica e funerária.

Ásia

Quando o interesse é conhecer culturas bastante diferentes da nossa, a Ásia é o destino preferido dos viajantes. A maioria dos países localizados na Ásia, como Índia, Japão, China, Cingapura e Indonésia, não exigem o Seguro Viagem para ingresso.

Entretanto, da mesma forma que acontece nos Estados Unidos, a contratação do seguro viagem internacional para quem viaja para a Ásia é altamente recomendada. Imprevistos como problemas gastrointestinais causados pela culinária muito diferente da nossa e intercorrências ocasionadas pela mudança climática podem provocar a necessidade de se buscar assistência médica.

Entre os países asiáticos, uma das exceções é a Rússia, um dos destinos em evidência em 2018, por conta da Copa do Mundo da FIFA. O Seguro Viagem é obrigatório para visitar a Rússia e a cobertura mínima contratada deve ser de 30.000 euros.

Seguro Viagem para estudar ou passar longo tempo em outro país

Se você pretende passar longos períodos no exterior, como acontece em intercâmbios, cursos internacionais ou viagens de volta ao mundo, pode contratar Seguros de Viagem de longo período ou Seguros específicos para estudantes.

Há modalidades de seguros específicas para cada situação, com valores de cobertura e custos que cabem no bolso. Para Seguros de Viagem de longa duração, algumas seguradoras oferecem o parcelamento do custo em até 06 parcelas mensais.

Vantagens do Seguro Viagem Internacional

Independentemente da obrigatoriedade da contratação, contar com um Seguro Viagem Internacional representa tranquilidade e segurança, pois imprevistos e acidentes podem acontecer com qualquer um de nós.

Além da assistência médica, é possível contar com coberturas adicionais como indenização em caso de atraso ou extravio de bagagem que, por sinal, é muito mais abrangente do que o oferecido pelas operadoras de cartão de crédito.

E vale a dica: lembre-se de levar consigo a apólice do seguro contratado. Não só para os momentos em que for acionar o seguro, mas também para apresentar o documento, caso o oficial da imigração solicite no ingresso ao país. A simples ausência dele pode ser motivo para bloquear a sua entrada no destino.

Não deixe para depois! Contrate agora mesmo o Seguro Viagem internacional, clicando aqui! É rápido, fácil e seguro!Ainda tem dúvidas? Envie uma mensagem pelo formulário abaixo para que um de nossos consultores possa lhe orientar quanto à escolha de coberturas mais adequadas ao seu perfil.

Peça uma cotação!